ATLETA BAIANO DE 13 ANOS É DESTAQUE NA NATAÇÃO COM MEDALHAS DE OURO NOS CAMPEONATOS BRASILEIRO, NORTE-NORDESTE E BAIANO

ATLETA BAIANO DE 13 ANOS É DESTAQUE NA NATAÇÃO COM MEDALHAS DE OURO NOS CAMPEONATOS BRASILEIRO, NORTE-NORDESTE E BAIANO

O desempenho de Samuel Lopes, soteropolitano, de apenas 13anos, vem chamando a atenção de todos que o acompanha na natação. Desde os 8 anos de idade já se destacava nos campeonatos escolares e de lá para cá tem sido destaque no esporte em diversas cidades do país. Nos últimos dois anos, conquistou títulos importantes, além de bater vários recordes em diversas competições.

Com 1,87m de altura, o “grande” Samuel compete na categoria Infantil I e é federado desde 2017, quando bateu seis recordes e conquistou os campeonatos baiano e norte/nordeste 2017 e 2018. Nos dois anos consecutivos, foi premiado o melhor atleta de sua categoria. Em maio deste ano se tornou campeão brasileiro em quatro provas, 100m livres, 100m e 200m costas e 100m borboleta, que aconteceu em Belo Horizonte, no Minas Tênis Clube. Na época, foi o primeiro atleta a conseguir 4 medalhas de ouro no campeonato brasileiro. Com tão pouco tempo, já bateu 47 recordes, sendo 17 de campeonatos, 23 baianos de categoria, 1 recorde da Ásia Continental e 6 brasileiros.

A família conta que o “grande” Samuel já demonstrava interesse em seguir a carreira. Sempre bom aluno na escola e disciplinado, hoje tem focado sua energia na natação, esporte que conquistou seu coração desde pequeno. “Percebemos que é realmente isso que ele quer, além disso tem demonstrado muita habilidade com o esporte”, comenta Jiciara Lopes, mãe de Samuel. “Se Deus quiser, quero conquistar ainda muitos títulos. Adoro nadar e faço isso com amor”, afirma o nadador.

Os treinos são rigorosos. Acontecem na Piscina Olimpíca do Bonocô e no Centro de Treinamento Rogério Arapiraca – CTRA/ACEB, de segunda a sábado, pelo menos 3h por dia. Seu treinador, Luiz Rogério Arapiraca, conta que Samuel é uma grata surpresa da natação baiana. Segundo ele, Samuel vem se destacando pelas provas rápidas, versatilidade e tem uma técnica muito apurada. “Samuel é um menino muito dedicado e um dos atletas mais focados da equipe. A prova disso foi o último brasileiro, quando nadou seis provas e conquistou cinco medalhas, sendo quatro de ouro. Desponta hoje como um dos melhores infantis do Brasil, pois, tem mais de 10 provas entre os TOP5 do Brasil no ranking nacional”, ressalta Arapiraca. O próximo campeonato será dia 21 deste mês na Piscina Olímpica do Bonocô.

SIGA SAM LOPES NAS REDES SOCIAIS: @samuellopes.oficial