JOVEM TEM COURO CABELUDO ARRANCADO EM ACIDENTE COM KART

JOVEM TEM COURO CABELUDO ARRANCADO EM ACIDENTE COM KART

A equipe médica do Hospital da Restauração (HR) detalhou, na manhã desta terça-feira (13), em coletiva de imprensa, o estado de saúde da jovem Débora Stephany Dantas de Oliveira, 19 anos. A jovem teve o couro cabeludo arrancado durante um acidente em uma pista de kart, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no fim da tarde do domingo (11).

Débora, que é auxiliar de ensino infantil, passou por uma cirurgia, que durou cerca de cinco horas, na segunda (12), para realizar a reconstrução do couro cabeludo.

De acordo com o médico Jonathan Vidal, responsável pela cirurgia, a jovem chegou à unidade de saúde com cem por cento do couro cabeludo arrancado. Ainda segundo o cirurgião, Débora perdeu bastante sangue no acidente e foi preciso fazer a reconstrução dos vasos sanguíneos. Apesar da dificuldade do caso, a equipe médica considera o resultado da intervenção cirúrgica satisfatório.

O procedimento foi bastante delicado e, para reconstrução da área afetada, a equipe médica utilizou quase todo tecido capilar de Débora, que esteve consciente em todos os momentos. “Infelizmente, nós não conseguimos aproveitar 100%, porque durante o acidente o couro cabeludo foi cortado, então aproveitamos basicamente 80%, além da parte principal, que envolve as pálpebras, as sobrancelhas e a região da testa”, afirmou o médico.

Vidal afirmou ainda que outras cirurgias devem ser realizadas para reconstruir a parte posterior do couro cabeludo da jovem. “Esse foi um procedimento inicial, caso nós tenhamos exito, isso vai ser um grande avanço, porque ela vai preservar boa parte do rosto e a parte principal para manter a relação social dela, mas a porção posterior não conseguimos reconstruir e o faremos num segundo momento. Então, haverá outros procedimentos”, disse.

A jovem agora se recupera na enfermaria do setor neurológico do HR. De acordo com o médico Jonathan Vidal, ela não corre risco de morte e seu quadro é considero estável.